twitter

? «Barreiras da passagem de nível estavam fechadas»

? «Barreiras da passagem de nível estavam fechadas»
Fotografia

Publicado em 19 de junho de 2019, às 13:06

Acidente ocorreu no apeadeiro de Carapeços.

https://youtu.be/dAdQos9BrXU   «As barreiras da passagem de nível estavam fechadas», disse ao Diário do Minho, Manuel Duarte, morador mesmo ao lado do apeadeiro, com sinalização e cancela automática, onde morreram hoje de manhã avós e neta, naturais de Viana do Castelo (fotogaleria). Manuel Duarte, ainda a tremer, contou que um carro, que seguia no sentido Barcelos / Ponte de Lima na EN204, parou e que o condutor soltou um berro ao ver que outra viatura, que seguia no sentido contrário, se preparava para contornar as cancelas. «O senhor saiu do carro e berrou para ele parar. Mas foi tarde de mais. Quando olhei, vi o comboio a bater no carro. Eu não fui lá, mas o condutor que tentou avisar, foi e disse logo que estavam três pessoas no interior do carro. Eu não tive coragem de ir lá», disse Manuel Duarte, confirmando, desta forma, o rumor de que o condutor do Ford Fiesta, com 71 anos de idade, desobedeceu à cancela encerrada.
Do acidente resultaram três mortos, um homem com 71 anos e mais avó e neta, com 65 anos e 10 anos anos respetivamente. As vítimas mortais são naturais da Areosa, concelho de Viana do Castelo, e Arzozelo, concelho de Ponte de Lima.
Segundo o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Barcelos (BVB), José Simões, no teatro de operações estiveram 28 operacionais, entre meios dos BVB, Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, e INEM, incluindo a VMER de Braga e a VMER de Barcelos. «Quando chegamos as vítimas estavam já sem vida. Também foi deslocada para o teatro de operações uma equipa de psicólogos», referiu José Simões.
A linha do Minho esteve cortada, durante duas horas, sendo que o comboio que colheu o carro era o "Celta".
O atual comandante do destacamento territorial da GNR de Barcelos, capitão Brito, confirmou ao Diário do Minho que o alerta foi dado às 10h00. «O Núcleo de Investigação Criminal de Acidente de Viação da GNR de Braga está agora a investigar. Temos a lamentar três vítimas mortais, entre os quais um menor», disse, acrescentando que a circulação de comboios foi resposta já perto das 12h30. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Nuno Cerqueira